terça-feira, 12 de abril de 2011

Bancada feminina discute educação, cultura e comunicação



A vereadora Rosangela Santana (PT) compareceu, no segundo dia do I Forum Social Estadual da Juventude, para falar sobre educação. Um tema que há muito é conhecido pela parlamentar tem tomado um rumo nunca  antes imaginado.

Ela começou falando justamente sobre isto, os avanços e perspectivas da educação no Brasil. Se há um século atrás o foco era a saúde, de uns tempos pra cá a educação passou a fazer parte dos primeiros planos das autoridades e da sociedade.

Rosangela falou também sobre a universalização do ensino superor. Em Sergipe, por exemplo, a abertura de novos campus, mais cursos e mais vagas, além da implantação do sistema de cotas têm levado muitos jovens pobres e negros às universidades.

Porém, ainda existe um problema que, para ela, tem urgência em ser resolvido, a quantidade de jovens, em sua maioria, mulheres, que estão vivendo ociosamente, sem trabalho e sem estudo.

Rosangela finalizou questionando a falta de estrutura que ainda existe em algumas escolas. ‘É preciso melhorar os locais de educação’, afirmou.


Também participando da mesa, a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino falou da necessidade de aceso à cultura, esta que é direito constitucional do cidadão e tem gerado emprego e renda no estado.

Os grupos presentes no I Festival de Teatro também foram lembrados por ela como uma demonstração de como a cultura tem se tornado acessível em Sergipe.

O assunto diversidade cultural no Estado e o papel da Secult nesta evolução encheu de orgulho a secretária. ‘A nossa missão é valorizar o que se faz em Sergipe e elevar a auto-estima, orgulhando os cidadãos de serem sergipanos’, ressaltou.




Em seguida, a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral falou sobre a valorização daquele espaço de discussão que dinamizou todos os jovens com questionamentos a respeito do acesso a comunicação. ‘Os meios de comunicação também são meios de ganhar dinheiro e existe pessoas por trás disso. É necessário que a voz do povo chegue até lá’, comentou.

Indira frizou, ainda, a particpação efetiva da Aperipê FM na valorização do estado e democratização.

Muito aplaudidas, as palestrantes responderam às perguntas dos presentes com o mesmo charme e inteligência com que agradaram o evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário