terça-feira, 12 de abril de 2011

Fsej, cultura, informação, entretenimento e união


Por @palomaugusta



O I Forum Social Estadual da Juventude, realizado entre os dias 8 e 10 de abril no ginásio Constâncio Vieira, marcou a juventude dos movimentos sociais em Sergipe com um show de cultura, esporte, informação e entretenimento.


Em meio às oficinas do Mídia Jovem, adolescentes discutiram, aprenderam, se interessaram. Nesse final de semana, em particular, risos, namoricos, discussão e aprendizado ocuparam o mesmo espaço.
No ar, um clima jovial tornou singular o primeiro dia do Forum que, logo após ganhou um peso especial com as presenças do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT), Usiel Rios  ainda(Presidente Municipal do PT), Luci(Secretária  Adjunta da Secretaria de Inclusão Social), Aby (Uses), Ianaiá (Secretária Municipal da Juventude do PT),Maria Teles (Secretaria de Mulheres), Deputado Federal Márcio Macedo (PT), Jeferson (Secretario Estadual da Juventude), Vereadora Rosangela Santana (PT), Esmeraldo (representando o Deputado João Daniel), Prof. Adalberto (Secretário de Educação) e Oswaldo Vilela (Secretário de Cultura do PT).
No segundo dia, de salto alto e conteúdo na cuca a vereadora Rosangela Santana (PT), a Secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino e a Presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral, discutiram educação, cultura e comunicação, respectivamente, e responderam perguntas a respeito de meias passagens, ônibus lotados e universidades.

Fecharam a manhã com graça para que fossem recebidos, a tarde, o Deputado Estadual João Daniel (PT), Dudu (Presidente da Cut) e Chico Buchinho, além das palestras, quase um bate papo casual sobre saúde e esporte ,do Deputado Federal Rogério Carvalho (PT) e Júnior Nunes, Secretário Adjunto de Maurício Pimentel.
O Teatro da Cia de Palhaços O Mínimo, levou ao Constâncio o clima doce do circo. Interpretando o amor, a dupla Robert Clark e Iris Fiorelli encantaram o público  e ofereceram alegria e riso sem cobrar entrada.


No último dia o esporte e a música se uniram para encerrar o evento sem deixar cair a energia. A galera do skate e a bateria do Grupo Muzenza de Capoeira, calorosamente fecharam o Forum, que no início da noite, reuniu, cansada e satisfeita a equipe que se esforçou para não deixar faltar nada.


O Forum, em sua primeira edição não deixou dúvidas que o pragmatismo juvenil não fracassou nem ficou na história dos mais velhos. Estes últimos compareceram para dar peso e exemplo à juventude. Esta última que se uniu e fez acontecer, com simpatia, a primeira edição do evento que, nem que seja nas entrelinhas, será parte da história dos movimentos sociais sergipanos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário